sexta-feira, 24 de julho de 2009

Herácles na encruzilhada do Século XX

Um dia destes estava passando na TV um episódio de um desenho do pato Donald, sim um desenho da disney. Neste episódio o pato donald vive a clássica disputa entre a boa consciência e a má consciência representadas pelo anjo e pelo diabo. E isso me lembrou do mito do Herácles na encruzilhada, atribuído a Pródicos o sofista.
Segundo o mito Herácles no caminho para um de seus arduos trabalhos para diante de uma encruzilhada, onde encontra duas mulheres uma simboliza o vício e a outra a virtude. sem saber qual caminho seguir para cumprir seu destino o jovem Herácles é interpelado pelo Vício, falando de seus prodígios ao jovem héroi, que ele não precisava de tanta penúria, tanto esforço, que poderia descansar e não se preocupar com nada, que devia desfrutar dos prazeres que vida tinha a oferecer.
A virtude contudo exortava o jovem filho de Zeus a valorizar o trabalho, a não se entregar aos prazeres e a preguiça e censura o vício, por ser preguiçosa, desleixada e mole.
Por fim o herói escolhe o seu caminho acompanhado da virtude e deixa o vício abandonado no meio do caminho.

as vezes falta mesmo um pai ou uma mãe que acompanhe o que as crianças vêem na TV para fazer as amarrações necessárias para uma boa educação, não basta colocar os filhos diante da TV, tem que orienta-los de modo que eles possam se tornar adultos melhores e virtuosos.