terça-feira, 2 de novembro de 2010

O primeiro diálogo de Platão (Paródia)

Quando Platão resolveu publicar suas ideias e divulgar a sua escola, ele teve a brilhante ideia de escrever todos os seus livros de uma vez, chamou todos os escravos de sua casa e comecou a ditar um por vez os trechos de seus diálogos. Num dado momento enquanto ditava uma fala de Hermógenes para o escravo que redigia o Crátilo, o escravo que redigia o Teeteto desatento a escreve logo abaixo da fala de Sócrates.
Então quando chega a sua vez Platão dita para ele a fala do Teteeto e o escravo o interpéla: __"Mestre,agora não é a vez de Sócrates? por que me ditas a fala de Teteeto?" Platão responde: ___ Como frase de Sócrates escravo! a ultima frase que lhe ditei não foi dita por Sócrates? Platão se aproxima do escravo para conferir o que estava escrito e se irrita ao ver que o escravo desatento copiou uma a fala de Hermógenes estragando o trabalho.
__"Escravo ínutil!" grita Platão enfurecido. __"eu sempre discuto com Aristóteles na escola, todos os dias ele insiste em criticar minhas teorias, diz que a participção das formas não tem consistência lógica! insiste em dizer que minha reflexão política não vai funcionar! e o pior ele sustenta com bons argumentos que os escravos não tem inteligência!Como vou refutá-lo! sim ,porque ele sistematizou a lógica,criou regras para os silogismos e até enumerou os erros de racíocínio chamando-as "falácias não formais" Não é atoa que ele se tornou o professor de lógica da minha escola e eu sei que ele quer a reitoria! até porque quando eu lhe falei das ideias para o meu livro de política "A republica" ele riu e disse que essa coisa de "comunidade" ia destruir a Pólis... isso porque ele não conheceu Alcibiades este sim praticamente quebrou a nossa cidade! Bem, estou vendo que foi uma pessima ideia escrever todos os meus livros de uma vez, achei que assim eu pouparia tempo e poderia divulgar a minha história.. e pensar que Aristóteles já tem manuscritos inteiros de lógica que ele chama de "organon" Ai, Meu Zeus da àgora! dai me paciência e bons argumentos, por que se me der força eu mato e não quero beber cicuta!" Dito isso Platão então chama um outro escravo que acabava de voltar da àgora, Platão o chama: __" ei, você! e o escravo responde: __" sim, mestre o que deseja? platão prossegue: __"sente-se ali quero lhe ditar um texto! É agora que provo para todos que os escravos são inteligentes e refuto aquele Macedônio!" O escravo lhe pergunta: __" Mestre qual será o nome do texto que vou escrever para o senhor?" Platão lhe responde com uma pergunta: " qual o seu nome escravo?" ele responde: __"Menon"...

Nenhum comentário: