sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Magnificat (tradução) Lc 1, 46-55

Como estamos liturgicamente vivenciando o advento de natal. Nada mais justo que traduzir os textos biblícos mais marcantes desta época de espera.
Dois textos em particular merecem a atenção pela riqueza simbólica e mensagem soteriológica que carregam consigo. O magnificat, o pequeno discurso de Maria logo após o anúncio do Anjo de que ela vai dar a luz o messias e o Benedictus, discurso de Zacarias feito depois do nascimento de João Batista. A minha tradução vai ser um pouco diferente das traduções correntes, devido a minha pouca experiência com a língua grega e também porque eu traduzi e não me isentei de interpretar o texto para tentar pegar melhor o seu significado e sentido mais profundo. então segue a tradução:
"E Maria disse: A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se enche de alegria por causa de Deus, o meu salvador.
Porque olhou para a humildade de sua serva. Eis que a partir de agora todos os povos me felicitarão, porque o poderoso fez grandes coisas por mim e santo é o seu nome.
E a sua compaixão passa de geração em geração entre aqueles que o respeitam.
Com a força de seu braço, ele dispersou pensamentos soberbos dos corações dos homens.
Fez descer dos tronos os poderosos e elevou os humildes,
encheu de bens os pobres e despediu os ricos de mãos vazias.
Acolheu Israel teu servo, recordado de sua compaixão,
No tempo em que disse a Abraão nosso pai e aos seus descendentes por toda eternidade."

2 comentários:

Luciana Bois disse...

Sou apaixonada com o Magnificat. Eu decorei essa passagem desde os meus 10 anos, sendo que esse ano foi a primeira vez que o "interpretei" na igreja (teatrinho do grupo de jovens) =] Acho maravilhoso, sério! Obrigada por ter traduzido Brener! =]

Brener Alexandre disse...

Eu não sabia que era uma das suas passagens biblícas favoritas =X que bom então que a traduzi. como vc pôde ver a tradução ficou diferente, pq foi digamos, mais literal dos termos gregos. como vc sabe eu sempre faço teatro na semana santa, mas já interpretei em outras ocasições tbm. eu gosto muito do magnificat, Benedictus e do prólogo de São João. pretendo traduzir os três ao longo do advento.