quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

mensagem de natal

Aproveitando a ocasião para refletir sobre uma data cristã que não é vivida de modo tão cristão assim...
estava pensando sobre a narrativa evangélica do nascimento de Jesus, tal como nos é transmitido Jesus é colocado numa gruta que servia de estábulo aos cuidados de sua mãe e seu pai.

Estava pensando na metáfora do estábulo, no coxo que serviu de berço, de cama para ele, a igreja sempre enfatiza que tudo isso é uma demonstração da pequenez de Deus encarnado em nossa humanidade. Mas penso que essa humildade de Deus é transmutação da nossa pobreza, da nossa imundicia, a ele quase sempre é legado o lugar mais simples do nosso coração, sempre o hospedamos naquele quartinho, pequeno, sujo.

E olhando para a tradição mais corriqueira do natal, vejo que funciona exatamente assim, uma vez que as festas de natal raramente se rementem ao Deus menino. É como ir a uma festa de aniversário e nem comprimentar o aniversariante., poa uma gafe.
mas enfim é isso só para pensar no quesito qualidade da intenção e não no fazer ou não fazer simplesmente, a festa é religiosa antes de tudo, se vc é crente, isto é, tem fé no cristianismo, faça oque certo, se não é mas acredita que o mundo pode ser melhor una-se aos verdadeiros cristãos e construamos juntos um mundo saúdavel para todos!

abraços e Feliz Natal (eutiké christougenná)