Um dia destes estava passando na TV um episódio de um desenho do pato Donald, sim um desenho da disney. Neste episódio o pato donald vive a clássica disputa entre a boa consciência e a má consciência representadas pelo anjo e pelo diabo. E isso me lembrou do mito do Herácles na encruzilhada, atribuído a Pródicos o sofista.
Segundo o mito Herácles no caminho para um de seus arduos trabalhos para diante de uma encruzilhada, onde encontra duas mulheres uma simboliza o vício e a outra a virtude. sem saber qual caminho seguir para cumprir seu destino o jovem Herácles é interpelado pelo Vício, falando de seus prodígios ao jovem héroi, que ele não precisava de tanta penúria, tanto esforço, que poderia descansar e não se preocupar com nada, que devia desfrutar dos prazeres que vida tinha a oferecer.
A virtude contudo exortava o jovem filho de Zeus a valorizar o trabalho, a não se entregar aos prazeres e a preguiça e censura o vício, por ser preguiçosa, desleixada e mole.
Por fim o herói escolhe o seu caminho acompanhado da virtude e deixa o vício abandonado no meio do caminho.
as vezes falta mesmo um pai ou uma mãe que acompanhe o que as crianças vêem na TV para fazer as amarrações necessárias para uma boa educação, não basta colocar os filhos diante da TV, tem que orienta-los de modo que eles possam se tornar adultos melhores e virtuosos.